quarta-feira, 1 de abril de 2009

Dia da Mentira Apenas 1 no Ano

Como hoje é o dia do ano que fala em mentira deixo registrado aqui algumas palavras:

Acho que a coisa que mais ouvi de minha mãe durante a vida foi: "Não minta pra mim porque por pior que seja a verdade, antes ela que a mentira. E tem mais: mais cedo ou mais tarde eu vou descobrir, porque como diz o ditado, mentira tem perna curta e mesmo que eu não vá atrás, ela cairá em minhas mãos".

Sábias palavras. Talvez por essas e outras, sempre fui avessa à mentira. Tanto pra ela, minha mãe, que nunca consegui mentir, quanto pra quem me cerca... E acho que de certa forma aprendi que é assim mesmo. Mais cedo ou mais tarde a verdade sempre se revela.

Porque a mentira é fraca, sem sustentação. Há de ser um grande talento pra se manter uma mentira, principalmente quando ela envolve terceiros. E o mais incrível de tudo, é à força de uma verdade. Sim porque com a verdade não se brinca. O tempo passa e ela aparece, límpida e às vezes, dolorida.

Porque de tudo o que eu aprendi com o resultado de uma mentira é o que ela é capaz de destruir: a confiança. E confiança, vamos e venhamos não é algo que se conquiste fácil. Requer empenho, dedicação e provas diárias, mesmo que silenciosas. São palavras, situações, gestos entre outras tantas demonstrações. Mas a mentira, com toda a sujeira que a rodeia, é capaz de destruir o que anos demoraram pra conquistar.

Acredito ainda que é mais fácil conquistar a confiança de alguém do que reconquistá-la. Perdoar, a gente acaba perdoando, mas como é difícil dar um novo voto de confiança. O medo de passar novamente pela decepção é enorme e confesso: ainda não consigo confiar em quem traiu a minha confiança. Posso conviver e ter até carinho, mas o relacionamento (e isso pode ser de amigo, amor, parente, etc) nunca mais será o mesmo. Parte das minhas imperfeições, admito...Ainda não sei dar a outra face...

Não queria ter valorizado o assunto, porque tenho comigo que tudo que a gente valoriza, amplia suas dimensões de importância e força e tem coisa que eu prefiro simplesmente sublimar e esquecer, mas quando envolve pessoas que você julgou importantes em sua vida, acaba machucando mais que o esperado. Mas passa, tudo passa e ando numa fase muito boa da minha vida pra me deixar abalar por quem não teve a consideração que eu lhe empenhei. É aquilo, cada um dá o que tem e bobagem esperar dos outros o tratamento que lhes dispomos.

Obrigada queridos pelo "ouvido". Amanhã é um novo dia não é?

Desejo a todos 364 dias de verdades! e um Apenas de mentiras ditas em tom de brincadeira apenas coisas divertidas e alegres!!

0 Recadinhos:

©  Copyright by M.E.I. - Momentos Eternos Imutáveis

Blog Design by Carolina Hindrichson/ M.E.I.