domingo, 19 de julho de 2009

O escândalo da sinceridade



Quer deixar alguém perplexo? Fale a verdade. Aja com verdade.

Pode parecer apenas mais uma frase de efeito, mas eu a tomo como filosófica. É do dramaturgo, ator e escritor Domingos Oliveira, a quem tanto admiro. Ele diz: “A única coisa que ainda escandaliza hoje em dia é a sinceridade”.

A sinceridade não é anestésica, não estimula reticências, não teatraliza as relações humanas, não debocha da credulidade alheia, não falsifica impressões.

A sinceridade é de vanguarda. É tão soberana, que emudece a todos. É tão inesperada, que impede retaliações.

A sinceridade é o ponto final de qualquer discussão.

A dramatização de certas atitudes virou a normalidade operante. Ninguém mais acredita no que os outros dizem, tenta-se apenas ler as entrelinhas, que é por onde pode escapar algo verdadeiro.

Admitir fraquezas, reconhecer erros, viver de acordo com a própria essência, buscar ajuda nas horas difíceis, voltar atrás, sentir apenas o que se sente de fato, valorizar a discrição, conviver bem com a relatividade de tudo.

...num mundo tão intoxicado por falsidades, a sinceridade é que tem servido de cupido. Eu errei. Eu traí.Eu fiz asneira. Eu me iludi. Eu sou assim. Extra, extra! à solta alguém que se assume, que perdoa seus próprios tropeços, que não recorre ao Photoshop na hora de expor o caráter. É alguém te olhar nos olhos e admitir com tranquilidade: nunca soube entender. Eu já disse "eu te amo" sem ter certeza. Não tenho confiança nas minhas decisões. Não uso filtro solar. Dirijo depois de beber alguns cálices de vinho. Eu fiz um aborto. Estou sofrendo por amor. Fui deixada. Já pensei em suicídio. Já pensei em morar no meio do mato. Me arrependo de ter filhos.Me arrependo de não ter tido filhos. Casei por dinheiro. Casei por medo da solidão. Não casei porque não me quiseram. Não perdoo meu pai. Fui injusta com a minha mãe. Perdi oportunidades. Vacilei com um amigo. Estou sem paciência com os outros. Quero começar a viver enquanto há tempo. Não tenho talento. Tive sorte. Nunca passei a perna em ninguém. Nunca menti para me safar. Menti demais para não magoar. Nunca fui agradável. Nunca inventei um personagem. Inventei vários personagens. Não sei direito quem sou. Não sei....
Extra, extra! Eis aí os escândalos deste novo século.

MARTHA MEDEIROS





E nada melhor pra iniciar um novo dia um novo domingo, um novo ano para mim do que falar em sinceridade. Justo eu que muitas vezes acabo assustando um pouco as pessoas pelo simples fato de despejar tudo que sinto com uma metralhadora. Não que isso não me traga dores de cabeça. Mas cada um com seu cada um não é? E o meu Cada um é ser assim mesmo.
Como eu sou.
Gostou gostou. Não gostou?
Ahhh uhhh ehhhh
Sinto muito!
huauhauheuhe.
Beijos abençoados a todos bom domigo!
E um Otimo ano pra mim!!
Que os anjos.
Olhem e digam amém.



0 Recadinhos:

©  Copyright by M.E.I. - Momentos Eternos Imutáveis

Blog Design by Carolina Hindrichson/ M.E.I.