sexta-feira, 6 de março de 2009

Um lugar para se estar

Havia no alto de uma montanha, uma pequena cidade chamada Engano, e seus moradores tinham medo de descer de lá. Pois seus ancestrais diziam que aquele que simplesmente olhasse para baixo nas extremidades do monte seria tragado por este e jamais voltaria, assim todos mantinham distância.
Fatos interessantes aconteciam ali. Um deles é que não havia grades nas celas da prisão, o que tinha era um grande cartaz em frente de cada uma, escrito: “Você está preso”. Assim os encarcerados se mantinham presos. Mas isso acontecia não porque eram obedientes e educados, mas porque pensavam que realmente estavam presos.
O líder daquele povoado era o Sr. Não Pense Muito, e seu lema era: “Não pense, eu penso por você”. Todos o tratavam como um deus, pois ele havia vindo do abismo da montanha. As pessoas ali falavam com ele, e faziam somente o que ele ordenava, ele era a mente delas, ele as manipulava.
Os habitantes de Engano não sabiam fazer nada por si mesmos, eram tristes, mas sempre convencidos que estavam felizes. Eram verdadeiros robôs. O Sr. Não Pense Muito dizia-lhes tudo o que fazer, e isso era com todo o povo, sendo que seus antepassados havia-os ensinado a viver daquela maneira. O Sr. João se aproveitava da situação. Todos com seus medos, não entendiam que na verdade não haviam deixado de pensar, mas pensavam que tudo dito a eles era o verdadeiro.
Certo dia, um homem já velho, triste com sua vida, resolveu, por si mesmo, ir até a extremidade da montanha, queria saber o que tinha ali, afinal não tinha o que perder. Chegou-se e com medo fechou os olhos, e lentamente os abriu e, num instante contemplou um lindo cenário, o qual jamais tinha visto, viu florestas, rios, casas e pessoas. Afinal, o que era aquilo? Seria um delírio por sua velhice? Achegou-se para trás deu um frágil sorriso, se sentou e começou a pensar em tudo o lhe havia sido dito. Então percebeu aquele momento que sentia algo que antes nunca houvera sentido, ele estava confuso. Porém, sentiu algo novo crescendo a cada instante mais, seu entendimento.
Agora pela primeira vez em toda sua vida pensou por si próprio. Permaneceu naquele lugar por mais dois dias e nesse tempo imaginou como seria bom se todos os demais soubessem a verdade.
Decorrido o tempo ali, pensava em como levar ao conhecimento dos demais sua descoberta. Então voltou à cidade e juntou várias crianças consigo e as levou até o local e lhes mostrou o que vira antes. As crianças ficaram muito alegres.
Voltaram até à cidade, o velho homem foi até a praça e gritou bem alto, ainda que sua voz fosse fraca: “Existem outros lugares além de Engano, e eu o chamei Entendimento. Além da extremidade da montanha existe algo melhor, é só vir e comprovar. Não precisam acreditar em mim, apenas venham e vejam”.
Infelizmente, ninguém lhe atendeu. O Sr. João mandou prendê-lo, mas ele não permaneceu, afinal cadeia sem grades não pode prender ninguém, pelo menos alguém que pense não ficaria lá.
O ancião resolveu descer a montanha e viver naquele lugar que chamara Entendimento. Nunca mais foi visto pelos habitantes de Engano. Mas algo aconteceu, aquelas crianças que haviam visto a verdade e cresceram com ela revolucionaram aquela cidade, e lhe deram um novo nome, Sabedoria. Tinham um novo líder, um daqueles que vira o Entendimento, seu nome era Mestre e seu lema era: “Aprenda comigo, pense consigo, e chegue a uma conclusão”.

0 Recadinhos:

©  Copyright by M.E.I. - Momentos Eternos Imutáveis

Blog Design by Carolina Hindrichson/ M.E.I.